quinta-feira, 24 de março de 2011

Folar de carne


Com a Páscoa quase próxima lembrei-me de fazer este folar que ficou mesmo como eu gosto, leve e fofo.
Na nossa região de Trás-os-Montes o folar não é doce é feito de carnes, mais precisamente de fumeiro.
A minha receita é uma versão mais simples das muitas existentes.

Ingredientes:
4- ovos (se forem caseiros a massa fica melhor fica mais amarelinha)
1- chávena de chá de leite
1- chávena de chá de óleo
3- chávenas de chá de farinha
2- colheres de sopa de fermento
1- pitada de sal
- chouriça, salpicão, presunto e toucinho

Preparação:
Cortam-se as carnes (o salpicão e chouriça às rodelas e o presunto e o toucinho aos cubos finos) e reservam-se.
Batem-se os ovos com  óleo. Em seguida, deita-se o leite e a farinha com o fermento e tempera-se com uma pitada de sal, mas muito pouco porque a carne já tem sal, e continua-se a bater até tudo estar incorporado.
Numa forma redonda sem chaminé untada com manteiga deita-se uma camada de massa, depois as carnes e novamente a massa.
Leva-se ao forno até estar cozido, para saber se está cozido faz-se o mesmo que os bolos se o palito sair seco, já está pronto.

As carnes dão uma camada molhada à massa, principalmente o toucinho, desculpem mas esqueci-me de tirar uma foto ao interior para verem o resultado, na Páscoa tiro uma ao verdadeiro folar.
O folar é feito numa forma sem buraco mas eu enganei-me e só dei pelo erro quando estava a espalhar a carne pela massa, esta cabeçinha maluca tinha a forma correcta na mão e guardei-a e tirei uma de buraco no meio.

4 comentários:

  1. Adoro folar... Este teu ficou super apetitoso..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sandra,
    Adoro folar. Minha sogra os faz, mas nunca pedi a receita por pensar que era muito complicado e trabalhoso. Mas vendo essa sua, não parece muito difícil. Vou me aventurar mais uma vez e testar... não sei se vc leu no outro post, mas refiz a sua receita de forminhas de chocolate com gelado e dessa vez deu certo... beijinhos e um ótimo finde

    ResponderEliminar
  3. Sandra,
    O que eu gosto de um bom folar... Este teu esta com um aspeto delicioso : )

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Oi Sandra.
    Li o seu comentário la no blog da Débora e vim te conhecer.
    Vi que voce mora em Portugal,se voce nao se incomoda, coloquei o seu link la na minha lista de blogs no mundo,ok?
    Fiquei com agua na boca vendo essa foto,folar...nunca tinha escutado essa palavra.
    Bjs.

    ResponderEliminar

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...