quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aletria



Da minha cozinha saiu hoje o primeiro cheirinho a Natal, uma aletria feita à pressa, mas que já foi quase devorada à colherada.
A receita que eu faço é sempre a olho nunca tenho uma medida certa, é triste mas é verdade mal a acabo de fazer não sei as quantidades que usei de alguns ingredientes.

Põe-se a aletria (cerca de 200g) a cozer num pouco de água com uma colher de sopa de manteiga uma pitadinha de sal e uma casca de laranja ou limão e vai-se mexendo.
Quando a água estiver apurada deita-se entre a meio litro a um litro (conforme a quantidade que se quer fazer) de leite e deixa-se cozer a massa em seguida junta-se açúcar a gosto tira-se a casca de laranja ou limão e mexe-se até o açúcar estar desfeito. À parte batem-se duas  gemas, ou três se os ovos forem pequenos, e misturam-se muito bem na aletria que já está fora do lume.
Deita-se numa travessa e decora-se com canela.

Peço desculpa por não ter as quantidades certas esta receita já era da minha avó e tanto ela como a minha mãe e agora eu fazemos intuitivamente.               

1 comentário:

  1. que pena eu não gostar de aletria. Mas em compensação adoro arrrrrrooooooozzzzzzz doce.
    Quando quiseres tá avontéééééééé´.

    ResponderEliminar

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...